Meu cardápio de alimentação balanceada

setembro 15
11 Comments

Oi, meninas!

Hoje a gente vai falar um pouco de alimentação. Sempre leio vocês pedindo pra falar sobre isso. Então vamos fofocar…  Como qualquer pessoa, às vezes eu dou uma escapadinha e como um doce. Principalmente nos finais de semana. Agora, por exemplo, tem uma barrinha de chocolate aqui do meu lado enquanto eu escrevo. Eu posso porque me comportei durante a semana, tá? Hahaha!

É muito difícil controlar a alimentação e por isso a gente tem que ter muita força de vontade.

A dieta que minha nutricionista me passou…

Não é pra emagrecer, mas sim pra manter uma boa alimentação. Claro que existe uma dieta específica pra cada finalidade e de acordo com cada pessoa, mas essa serve pra todos que querem uma alimentação moderada pra ficar com o corpo saudável.

Café da manhã às 7 horas: quando acordo, como sempre um iogurte natural com granola ou uma fruta com suco ou água de coco. Só pra não ir pra aula com o estômago vazio.

Lanche das 1o horas: na verdade, considero esse o meu café da manhã. Levo sempre de casa um sanduíche de pão integral com 3 fatias de queijo branco e 3 de peito de peru sem pele. Evito comer na padaria ou na lanchonete porque sempre fazem na chapa e acaba ficando gorduroso. Junto com esse sanduíche, uma fruta pequena.

Almoço ao meio-dia: um prato essencial em todo almoço e jantar é um bom prato de salada de folhas com mix de legumes. É sempre bom comer algum legume cru e algum refogado. O tempero pode ser feito com no máximo 2 colheres de chá de azeite de oliva (o azeite é super importante), limão e vinagre. Depois eu como sempre um filé médio (do tamanho da palma da mão) de grelhado (carne, frango ou peixe) com meia concha de feijão e 2 colheres de arroz integral. O arroz e feijão juntos também são importantes e necessários! De sobremesa, uma fruta (quando na verdade a vontade é um super chocolate).

Lanche 15:30 hs: 4 unidades de castanha do pará, 4 unidades de castanha de caju e 4 unidades de damasco. Sei bem que tudo isso não é todo mundo que gosta. Eu mesma tô aprendendo a comer. Então quando não tô com muito paladar pra essas comidinhas, como um fruta e uma barrinha de cereal.

Antes da academia, às 18:30:  uma coisa que NUNCA deve ser feita é ir pra academia sem comer nada! Meia hora antes do treino eu como 3 ou 4 bolachas de água e sal com requeijão light ou polenghinho light também. Ou substituo as bolachas por uma fatia de pão integral. Tomo 1 copo de suco de fruta.

Jantar às 21 horas: o mesmo prato de salada que já citei no almoço (indispensável, hein?), um prato fundo de sopa de legumes (normalmente eu evito carboidrato à noite, mas às vezes me permito colocar macarrão ou arroz, ambos integrais, na sopa). Quando tô com bastante fome, posso comer também um filé grelhado do mesmo tamanho do almoço.

Vocês devem ter notado que não tem leite no meu cardápio, né? É que não sou muito fã. Por isso substituo por queijo, por mais que não seja a mesma coisa. Mas, quem gosta, pode acrescentar leite desnatado no café da manhã ou lanche da tarde (mas nada de achocolatado né? hahaha).

Eu, na verdade, evito beber alguma coisa durante as refeições e sempre tomo um copo de água de 250 ml a cada uma hora (isso não pode deixar de ser feito de maneira nenhuma!). Outra coisa que deve ser feita é substituir tudo que não é integral por alimentos integrais.

Uma alimentação livre durante a semana também é permitida! E o mais importante: não podemos ficar sem comer por mais de 3 horas nunca! Não adianta fazer uma super dieta se você passa mais de 3 horas sem se alimentar! Dieta nenhuma funciona sem horários, infelizmente!

Essa dieta foi passada pela minha nutricionista de acordo com meus hábitos e minha rotina, mas como achei super tranquila e nada específica, resolvi passar pra vocês que me pedem tanto!

Desde que comecei a me alimentar melhor, comecei a ter mais disposição e me senti bem melhor. Mas aconselho vocês a procurarem um(a) nutricionista pra fazer sua própria dieta, claro! Assim o médico(a) e vai analisar seu perfil e ver o que se adequa melhor a você!

O lanchinho da tarde!

Eu também sempre levo na bolsa essas barrinhas e essas bolachas porque na hora que aperta a fome elas me salvam! E tem poucas calorias. A barrinha de banana com chocolate é a que eu mais gosto!

No dia que fiz esse post, tinha creme de abóbora com carne desfiada no jantar. Delícia!

O que acharam?? Não é nada torturante, né? Então aproveitem o final de semana pra irem criando coragem pra começar na segunda! Hahaha!

Beijos!

  1. Luiza A

    setembro 24

    Adoreeeei! Vc esta maravilhosa, e linda. Um beijo Mari

  2. Beatriz

    setembro 24

    Rachel, obrigada pelas dicas sobre alimentação, mas gostaria de saber as marcas das barrinhas, algumas receitas de sucos, alimentos saudáveis, por favor.

    • Dayse

      setembro 28

      Esse foi o post da Mariana Sampaio Beatriz

  3. Achei muito da hora isso e não é um cardapio maluco que muita gente posta por aqui, comecei a seguir esse cardápio há uns 5 dias, não ta sendo fácil (ainda mais pra mim que vivia comendo doce e beliscando as coisas ao invés de parar e comer direito) mas já sinto meu corpo mais leve e tenho dormido melhor! Adorei adorei mesmo

  4. Que bom que o blog foi criado, muito bom poder sentir você mais perto das pessoas que te acompanham pelo seu estilo de vida!!

  5. ak

    outubro 1

    Oi rachel!!! Vc poderia dar dicas de receitinhas fit? Pra um lanche ou cafe?

  6. Najla

    outubro 4

    Adorei!

  7. Ra

    abril 27

    Afinal, quem passou essa dieta? a Mariana ou a Rachel?

  8. tag heuer men fake

    I’ve never bleached my hair so I wouldn’ t do this. I think she looks cute though.

  9. collier zip van cleef faux

    cartierbraceletlove Las nuevas tecnologías avanzan de tal manera que la gente de la calle queda relegada a esa sensación de vagancia por trabajar en no quedarse atrás.

  10. Kelly

    novembro 24

    Muito linda!!!! Maravilhosa….??

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